↧
Rápida: Carlos Veloso poderá ser o novo Ministro da Justiça
↧
Recordar é viver....
↧
↧
Prefeitura de Ribeirão Bonito continua com coletores de lixo sem registro em carteira
A situação da coleta do lixo em Ribeirão Bonito sob a administração do prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), vem acumulando problemas na esfera trabalhista. Desde o início de janeiro de 2017, a coleta de lixo não é mais realizada por empresa terceirizada como vinha sendo feito no governo anterior. Uma vez descontinuado os trabalhos terceirizados, a prefeitura contratou pessoal para essa tarefa sem que os mesmo fossem registrados e sem que tivessem prestados concurso público para tanto.
Reprodução EPTV
O Blog do Ronco soube que o Departamento Jurídico da prefeitura havia avisado o prefeito Chiquinho desse problema desde o início, uma vez que a prefeitura não poderia pagar pelos serviços prestados sem o devido registro. Na ocasião a prefeitura se defendeu dizendo que se tratava de voluntários que receberiam uma gratificação pela tarefa.
Acontece que passados 47 dias, a situação continua a mesma, ou seja, sem que os trabalhadores fossem registrados, sem o fornecimento dos equipamentos adequados exigidos por lei, e o pior, sem pagar os trabalhadores como diz um deles à EPTV.
A saída que a prefeitura tem, é o quanto antes realizar licitação e voltar aos serviços terceirizados, uma vez que se for por concurso público, haverá uma grande chance de extrapolar os valores permitidos com gastos com pessoal. Pela LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal, as prefeituras podem gastar, no máximo, 54% da receita corrente líquida com pessoal. A mesma lei prevê que, quando o município atinge o chamado limite prudencial, de 51,3%, fica impedido de conceder aumentos, reajustes ou adequações de remuneração. Pelas informações colhidas, hoje a folha está na casa dos 49%, bem próximo de acender a luz vermelha de alerta. Caso venha a decidir por concurso público, os trabalhadores da coleta de lixo passarão a integrar a folha de pagamentos, onerando de forma sistematicamente o limite prudencial.
Se o valor ultrapassar o limite, o prefeito poderá responder por Improbidade Administrativa, isso se não houver entendimento de que a improbidade já está caracterizada.
É a segunda vez que a EPTV, afiliada da Rede Globo, vem a Ribeirão Bonito pautada pela coleta de lixo da cidade.
Veja a matéria da EPTV AQUI Reprodução EPTV
↧
Onde termina o Chico e começa o Francisco???
Sergio Ronco
Acompanho a política de Ribeirão Bonito há muitos anos. E como muitos moradores, eu também já assisti um pouco de tudo na bela cidade que escolhi para viver.
Em 1977 quando vim de São Paulo, a câmara dos vereadores era formada por pessoas influentes da cidade com lideranças representativas, onde era possível assistir a bons debates. Rubenz Godoy, Laércio Pessa, Vinícius Ramos Fabbri e outros. Ah, vereador não ganhava salários, se candidatava quem realmente tivesse interesse em ajudar o município. Nessa época, o jovem Francisco José Campaner tinha apenas 15 anos de idade.
Com o passar dos anos, mudanças significativas ocorreram no plano político. Foram aparecendo novos partidos e novas lideranças surgiram.
Nos anos 80, o jovem Chiquinho Campaner, então com 18 anos foi eleito vereador de Ribeirão Bonito. O mais novo representante do Legislativo do Estado de São Paulo. Devoto fervoroso do político Franco Montouro, foi logo apelidado de “Montourinho”. Não demorou em mostrar à população que estava no cargo pela competência, pela inteligência e pela facilidade da oratória.
Ao longo dos 4 mandatos de vereador, a população acompanhou embates e discursos calorosos proferidos por Chiquinho. Eram comuns colegas de legislativo consultar o parlamentar antes de discussões sobre projetos polêmicos. Participou efetivamente da cassação de dois prefeitos. Emissoras de TV da região elegiam o Chiquinho pela facilidade e clareza em suas explanações.
Uma vez questionado por mim se não tentaria mais uma vez uma cadeira na câmara, disse: “ No legislativo, nunca mais”.
Tenho a impressão de que no íntimo Chiquinho sempre quis a poltrona de prefeito, estava esperando a oportunidade e a hora certa. Uma fonte me disse que o convite teria partido da Dagmar Blota que junto com outros amigos, se dispuseram a enfrentar as urnas em 2016 para eleger o chefe do executivo.
No dia 19 de novembro de 2015, Chiquinho se filiou ao PSDB. Disse Chiquinho em seu facebook, à época: “Vale destacar que assim como é oposição ao governo federal na esfera nacional, aqui, em Ribeirão, o PSDB é oposição ao grupo que esta a frente da prefeitura há vários anos e vem atrasando o desenvolvimento da cidade. Esta é a primeira vez em 30 anos de vida pública que faço parte de um partido do qual não sou o presidente, mas que estou totalmente de acordo com a ideologia apresentada”
A cidade vivia um momento de descrédito por conta da atuação do prefeito Nenê Forte que era sistematicamente criticado pela falta de iniciativa e pela pouca experiência política. Nas redes sociais, Nenê era criticado diuturnamente, afinal a campanha estava nas ruas.
Correndo por fora e discretamente Nino Martins vinha crescendo nos bairros e assustando o grupo do Chiquinho. Paulo Veiga ficou no “vou e não vou”, e acabou na lanterna, tendo Nino obtido um honroso segundo lugar e o Chiquinho sendo eleito prefeito. Um nome foi de suma importância para o sucesso de Chiquinho nas urnas: Dagmar Blota.
A esperança de dias melhores estava lançada na cidade. Promessas não faltaram para que o apoio estivesse ao lado daquele que sempre sonhou em administrar a cidade.
Em entrevista a este jornalista através da Rádio BJ, ficou claro que a lua de mel com a população poderia durar pouco tempo. “Terei que tomar medidas amargas”, disse Chiquinho, visualizando o que teria que enfrentar para tirar a cidade do marasmo encontrado.
Anunciou o seu secretariado e avisou que os salários baixariam para valores iguais a R$ 1.200,00. O chefe de gabinete foi anunciado, dizendo que se não fosse possível pagar com dinheiro público pagaria do próprio bolso. Sinal de que Chiquinho estava disposto a administrar do seu jeito e modo.
Deixou claro que algumas taxas de serviços seriam majoradas, como caso do fornecimento de água(ainda não alterado), o IPTU para 2018, taxa de coleta de lixo etc. Disse também que faria cortes drásticos nos gastos em geral.
Até aí, acho que a população compreendeu o momento e continuou apoiando as tais medidas amargas.
A mudança de Chiquinho para Francisco

Centralizou as negociações com fornecedores, garantindo aos cofres públicos uma boa economia, afinal a meta dita pelo chefe do executivo era economizar 35% nos gastos gerais.
Depois disso vieram os cortes da Educação, envolvendo merenda escolar, transportes escolares e bolsa de estudo para jovens.
A coleta de lixo da cidade deixou de ser terceirizada e passou a ser por contratação. Acontece que não houve tempo para concurso público e menos ainda para licitação. Resultado: uma confusão do tamanho da cidade, o que poderá custar caro ao prefeito.
Comentários dão conta que Francisco anda nervoso, gritando e batendo à mesa quando algo não sai do gosto e do jeito dele. Haja vista o ocorrido com sindicalista que esteve com alguns funcionários reunidos na Praça da Matriz. Dizem que perdeu o controle por não aceitar a mediação do sindicato.
Para piorar a situação, dois processos correm na justiça eleitoral, e uma delas ajuizada pelo partido Solidariedade que contesta os gastos durante campanha. O recurso da defesa não surtiu efeito esperado em primeira instância e o processo segue com a convocação das testemunhas de defesa que serão ouvidas no próximo mês de março.
Vejo que o Francisco quer mesmo colocar a cidade nos trilhos, porém da forma dele, afinal é ele quem tem a “caneta”. Por outro lado, a pressa, a afobação, a correria, e a falta de atenção às leis e principalmente a LRF – Lei de responsabilidade fiscal poderá levá-lo a final trágico. Ainda penso que continua com apoio às mudanças, mas para tanto terá que mudar a maneira de agir.
↧
Sindicalista desaprova forma como coletores de lixo de Ribeirão Bonito foram contratados
"Na nossa avaliação o procedimento está totalmente irregular e implica em improbidade para o prefeito e para os gestores que estão envolvidos nisso"
" Para o sindicalista Marcelo Roldan que representa o Sismar – Sindicato dos Servidores de Araraquara e Região, a forma como a prefeitura de Ribeirão Bonito contratou coletores de lixo para a cidade, está em total desacordo com o que rege as leis trabalhistas. Roldan diz que mesmo que fosse algum caso emergencial, como por exemplo epidemia de dengue, algum surto que exigisse, ainda assim tinha que se abrir um documento, uma publicação nos atos oficiais do município. Segundo Roldan, essas pessoas teriam que trazer carteira de trabalho e todos os documentos necessários, receberem uniformes com EPIs conforme é exigido para qualquer profissional, seja na iniciativa privada ou no serviço público.
Na nossa avaliação o procedimento está totalmente irregular e implica em improbidade para o prefeito e para os gestores que estão envolvidos nisso", disse Roldan, que ainda alertou: "A gente imagina que a câmara sendo obrigada a votar alguma coisa referente a isso, tem que ser muito cautelosa, inclusive para não responder junto com o prefeito por essa improbidade". Prosseguindo o sindicalista disse: "Lamento a assessoria tão ruim que a prefeitura está tendo nesse início de mandato do Chiquinho".
↧
↧
Capas da Semana
↧
Enfim, boas notícias para Ribeirão Bonito...
O Blog do Ronco recebeu telefonema do prefeito Chiquinho Campaner, com quem conversou demoradamente sobre a situação da cidade![]()
Prefeito de Ribeirão Bonito Chiquinho Campaner(PSDB)
A operação tapa-buracos terá início em Ribeirão Bonito na próxima segunda(20), se o tempo ajudar. De acordo com o prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), com quem conversamos na noite de ontem, sexta(17), a prefeitura está resgatando todos os equipamentos que estavam abandonados e que poderão ajudar nesse trabalho para não depender exclusivamente de empresas terceirizadas e contratadas. "Pequenos reparos poderão ser executados pela própria prefeitura evitando gastos desnecessários", disse Campaner.
O chefe do executivo disse que a economia que está fazendo começa a surtir efeito positivo nos cofres públicos e que as contas públicas estão ficando em ordem.
Elogiou o trabalho das merendeiras e da nutricionista Marcelle Elias pelo trabalho que vem desenvolvendo junto às crianças em idade escolar. Aproveitamos a oportunidade para solicitar ao prefeito para que reveja a possibilidade em voltar a servir peixe na merenda, uma vez que as crianças aceitaram muito bem o alimento. Chiquinho Campaner prometeu conversar com a nutricionista e avaliar essa possibilidade. A secretária da Educação Edna Chiavoloni também recebeu elogios pela forma como conduz a pasta. "Estamos dando liberdade para que os coordenadores desenvolvam seus trabalhos e estão me surpreendendo positivamente", disse o prefeito.
Campaner disse que recebeu em seu gabinete sindicalistas do Sismar – Sindicato dos Servidores de Araraquara e Região e entre eles o próprio Marcelo Roldan com quem teve discussão recentemente. De acordo com o prefeito a conversa foi amigável e produtiva.

Perguntamos sobre o desabastecimento de água no Jardim Eliana e o anuncio que seria prioridade em seu governo. Campaner respondeu que está cobrando os técnicos da USP para terminar o estudo do projeto para resolver de vez essa situação. "É bom que saibam que a prefeitura já tem o dinheiro em caixa para realizar a obra de melhorias no fornecimento de água daquele bairro, o que é mais importante, porém dependemos do estudo dos técnicos da USP para a realização dos trabalhos", completou.
Quanto a situação dos coletores de lixo e a ampla divulgação que a imprensa deu a esse problema, Chiquinho falou que deverá realizar concurso público ou licitação para a escolha de empresa especializada no trabalho. Ao perguntarmos se o concurso público não iria piorar o índice da folha com pessoal, Campaner disse estar atento a isso e que vai analisar com cuidado a situação.
Perguntamos se segunda-feira de carnaval será ponto facultativo, Chiquinho respondeu que será um dia normal de trabalho como qualquer outro. "Precisamos trabalhar", disse o prefeito.
Perguntamos se segunda-feira de carnaval será ponto facultativo, Chiquinho respondeu que será um dia normal de trabalho como qualquer outro. "Precisamos trabalhar", disse o prefeito.
"Sergio, Ribeirão Bonito vai retomar a condição de melhor cidade da região como foi em um passado distante, e exemplo de boa administração, pode confiar", falou Chiquinho.
↧
Provedor da Santa Casa de Ribeirão Bonito está sendo atendido no PS local, com provável quadro de infarto
Informações dão conta de que o Provedor da Santa Casa de Ribeirão Bonito, Moacyr Nunes da Silva está no PS local e provavelmente teria sofrido infarto.
Médicos estão mobilizados para a transferência imediata para Araraquara. Os primeiros socorros já foram realizados.
Atualizado às 11h36: Confirmado o infarto através de eletrocardiograma.
Moacyr exerceu mandato de vereador em 2007. Como suplente, também ocupou uma cadeira no legislativo da cidade.
Médicos estão mobilizados para a transferência imediata para Araraquara. Os primeiros socorros já foram realizados.
Atualizado às 11h36: Confirmado o infarto através de eletrocardiograma.
Moacyr exerceu mandato de vereador em 2007. Como suplente, também ocupou uma cadeira no legislativo da cidade.
↧
Provedor da Santa Casa Moacyr, é submetido a cateterismo em Araraquara
Fotos: Ronco
O provedor da Santa Casa de Ribeirão Bonito Moacyr Nunes da Silva, após receber os primeiros cuidados médicos dos plantonistas na cidade e constatado através de eletrocardiograma que se tratava de infarto, foi imediatamente transferido em ambulância para Unidade de Emergência do Hospital São Paulo em Araraquara, tendo sido acompanhado pelo Dr. Marcos Baldavira Ferreira.
Após esses procedimentos, Moacyr foi transferido para a UTI - Uniidade de Terapia Intensiva, onde deverá ser acompanhado pelos médicos nas próximas horas para avaliação da evolução do quadro do paciente.
Dagmar Blota(direita) com Cristina Fabbri no Hospital São Paulo
O prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), solicitou para que Dagmar Blota, fosse até o Hospital em Araraquara, acompanhasse o caso e oferecesse toda a assistência que fosse necessária ao Moacyr e à família.
↧
↧
Unidos de Ribeirão continua os ensaios para o carnaval de rua - edição 2017

O carnavalesco e orientador do grupo Luiz Américo juntamente com o mestre de bateria Antonio Carlos Manieri, o Dentão e todos os outros ritmistas voluntariamente tem realizado todos os esforços para que seja uma apresentação de primeira qualidade.
O samba enredo “Esplendor, encanto e magia. Sinta o Sol”, já está decorado por todos os integrantes da Unidos de Ribeirão.
O prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), se comprometeu a colaborar com a festa de confraternização do grupo após a apresentação.
↧
Utilidade Pública - Blog do Ronco
↧
Polícia Ambiental apreende 11 pássaros silvestres em cativeiro em Dourado

Após passarem por avaliação de veterinário, os pássaros foram soltos em locais apropriados.
↧
Moradores do Jardim Heliana II, reclamam a falta de água no bairro
Moradores do Jardim Heliana II, em Ribeirão Bonito reclamam da falta de água constante no bairro. "Não sei mais onde reclamar já tentei de todas as formas e continuamos sem água. Será que o prefeito não tem piedade de nós"?, perguntou uma moradora que não quis ser identificada.
Nas redes sociais, vídeo está sendo postado mostrando dona de casa abrindo torneira e nada da água chegar. O pouco que chega é guardado para as prioridades do dia.
O prefeito Chiquinho Campaner, semana que passou, falou ao Blog do Ronco que a prefeitura já tem os recursos que serão utilizados na melhoria do abastecimento desse e de outros bairros próximos. Segundo o chefe do Executivo, está dependendo dos técnicos da USP que estão trabalhando no projeto que será implantado nos bairros onde há o problema da falta de abastecimento de água.
↧
↧
Boa tarde Dourado!!!
↧
Parabéns a todos os italianos e seus descendentes
Permita-me cumprimentar algumas famílias de origem italiana que vieram para o Brasil e aqui escolheram para trabalhar e seguir a vida. Famílias essas, a quem devo o meu respeito e o meu carinho. Em nome delas, cumprimento as demais famílias italianas por essa data comemorativa.
- Donato- Scaldaferri
- Giordano
- Morganti
- De Lorenzo
- Marrazzo
- Galasso
↧
Utilidade Pública - Blog do Ronco - Prefeitura de Ribeirão Bonito informa:
↧
Marcel Rofeal assume interinamente provedoria da Santa Casa de Ribeirão Bonito

Marcel já está tomando ciência das atribuições e das responsabilidades que o cargo exige.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
↧
↧
Douradenses se destacam em competição de biathlon em Araraquara
Foto: Divulgação
Neste último domingo (19), aconteceu no Parque Aquático do Sesc, na cidade de Araraquara, a competição de Biathlon, modalidade que reúne corrida e natação. O evento que fez parte do Projeto Sesc Verão 2017, contou com atletas de toda região central do Estado, incluindo quatro douradenses.
Dourado foi representado por Reinaldo de Jesus Santana Júnior, Fábio, Regina e Camila. Reinaldo Jr. foi o grande destaque da prova, o jovem que conseguiu um ótimo resultado neste domingo, vem se destacando também em treinos e em todas competições que disputa na região.
Esses alunos fazem parte do Projeto de Promoção à Saúde, da Prefeitura Municipal e do Departamento de Esportes de Dourado. Este projeto é coordenado pelo profissional de educação física, André Mota Freitas, que além das aulas de natação, ministra aulas de hidroginástica, alongamento e outras atividades físicas, todas a gratuitas à população.
"O projeto já existe há vários anos e é um grande sucesso, atualmente estamos com uma grande quantidade de alunos, que são divididos em turmas por faixa etária, também aplicamos aulas gratuitas de natação aos alunos da APAE, toda sexta-feira. A finalidade do projeto é oferecer atividades de lazer e recreação, proporcionando hábitos saudáveis e melhora na qualidade de vida do douradense, " comentou o professor André.
As aulas de natação e hidroginástica são realizadas nas dependências do Centro de Lazer do Trabalhador, já as demais aulas acontecem no prédio do Cirec. Os interessados em praticar as atividades podem obter mais informações nos locais das aulas ou pelo telefone (16) 3345-3237.
↧
Jibóia é encontrada por moradores do Jardim Maria Luiza em Dourado
Um belo exemplar de uma cobra Jibóia foi encontrada por moradores do Jardim Maria Luiza em Dourado, próximo à antiga estação Douradense que se encontra completamente abandona e com muito mato ao redor. Por algum tempo, a cobra de 1,5metro ficou acomodada no interior de um pneu. O coordenador do zoológico da cidade, o Johnny foi acionado para retirá-la daquele local e devolvê-la à natureza em local apropriado.
Fotos: Ronco↧
Justiça cassa mandato de prefeito e vice de Santa Cruz das Palmeiras, SP
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Santa Cruz das Palmeiras (SP), Thiago de Oliveira (PTB), e do vice, Josias Rabelo Junior, após concluir que a declaração de bens e os valores gastos durante a campanha eleitoral não condizem com a realidade financeira.
Mandato do prefeito Thiago de Oliveira(PTB) foi cassado pela justiça eleitoral (foto reprodução EPTV)
A decisão, que cabe recurso, também deixa o prefeito inelegível por oito anos. Enquanto não forem notificados, ambos continuam nos cargos. Caso não recorram, o presidente da Câmara Municipal assume a prefeitura.
A assessoria do prefeito informou que ele está cumprindo agenda e compromissos políticos em São Paulo e que, tanto o prefeito quanto o vice, aguardam a notificação da Justiça para tomar as providências necessárias.
Decisão - O juiz titular da 113ª zona eleitoral de Santa Cruz das Palmeiras, José Alfredo de Andrade Filho, proferiu a sentença na segunda-feira (20), deferindo a ação da coligação Emprego e Desenvolvimento (DEM / PSD / PDT / PSL / PR / PEN / PROS) que questiona os valores declarados pelo prefeito e vice durante a campanha de 2016. A ação questiona ainda o uso de propaganda eleitoral irregular, feita através da participação de pessoas da campanha e da entrega irregular de santinhos, além, da distribuição de cestas básicas em ações que foram realizadas na cidade durante o período.
Fonte: EPTV
Decisão - O juiz titular da 113ª zona eleitoral de Santa Cruz das Palmeiras, José Alfredo de Andrade Filho, proferiu a sentença na segunda-feira (20), deferindo a ação da coligação Emprego e Desenvolvimento (DEM / PSD / PDT / PSL / PR / PEN / PROS) que questiona os valores declarados pelo prefeito e vice durante a campanha de 2016. A ação questiona ainda o uso de propaganda eleitoral irregular, feita através da participação de pessoas da campanha e da entrega irregular de santinhos, além, da distribuição de cestas básicas em ações que foram realizadas na cidade durante o período.
Fonte: EPTV
↧