Quantcast
Channel: *
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4570

Transparência Internacional comunica:

$
0
0
Precisamos quebrar um silêncio ensurdecedor.
Uma mãe no Peru recebeu duas opções de um juiz: fazer sexo com ele ou não ter a guarda do filho. Outra mãe, no Brasil, recebeu a mesma "proposta” de um médico para conseguir medicamento gratuito para a filha hospitalizada. Uma mulher que lutava por sua sobrevivência em Moçambique, após ter sua cidade devastada por um ciclone, recebeu pedido de propina em troca de comida. Ela não tinha dinheiro. Então, como muitas de suas vizinhas, era obrigada a fazer sexo para receber um saco de arroz.
Todos esses são casos de extorsão sexual, que ocorre quando corrupção e exploração sexual se cruzam. A extorsão sexual é uma forma comum, mas invisível, de corrupção. Ocorre tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento. As evidências mostram que as mulheres são as mais afetadas e de forma imensamente desproporcional.
Os dados vêm do novo estudo do nosso movimento global, que acaba de ser lançado: Quebrando o silêncio sobre Extorsão Sexual: os vínculos entre poder, sexo e corrupção (em inglês). Por muito tempo, a extorsão sexual sequer era discutida ou reconhecida por especialistas e formuladores de políticas anticorrupção.
Precisamos quebrar esse silêncio e o seu apoio é fundamental.
É necessário avançar no arcabouço legal e no reconhecimento da extorsão sexual como crime de corrupção. É urgente fortalecer os mecanismos de denúncia, garantindo canais seguros para vítimas e testemunhas, assim como mecanismos de suporte para saúde física e mental delas. Na mesma medida, a produção de conhecimento e dados sobre o tema, hoje ainda muito escassa, é essencial para identificar em profundidade os problemas e as reformas políticas e legais necessárias.
Dependemos do seu apoio para avançarmos nessa luta!
Nicole Verillo
Transparência Internacional – Brasil

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4570