Quantcast
Channel: *
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4570

Prefeito de Ribeirão Bonito decreta "Situação de Emergência" devido ao desabastecimento de água na cidade

$
0
0
O Prefeito de Ribeirão Bonito Francisco José Campaner(PSDB) decretou "Situação de Emergência" devido ao desabastecimento de água na cidade.

No Diário Oficial do Município o decreto está datado em 21 de zembro de 2018, portanto nesta sexta-feira. Íntegra do Decreto AQUI

A Crise de Abastecimento em Ribeirão Bonito

Moradores de alguns bairros da cidade há anos que sofrem com o desabastecimento de água, como é  o caso do Jardim Heliana e do bairro Morumbi. Tanto é fato, que na própria campanha do atual prefeito Chiquinho Campaner, o seu compromisso foi o de resolver tal situação, como comprova o folheto distribuído na cidade contendo suas prioridades, caso fosse eleito. 

Passados 24 meses de sua gestão, a situação piorou e a falta de água se agravou, porém não nos parece que  houve por parte da administração pública, qualquer procedimento que indicasse que a solução da questão poderia estar próxima de ser resolvida, conforme sua promessa em campanha. As reclamações se deram durante esses 2 anos de sua administração, inclusive com a discussão na câmara dos vereadores sobre esse assunto(ver nos links ao final). Para o procurador do Município Marcelo Oprini, esse é o "modus operandi" do prefeito agir, esperando a situação piorar, e ai sim, decretar Estado Emergencial ou Calamidade Púbica. As palavras do de Oprini estão em documento encaminhado ao Ministério Público, antes mesmo da decretação emergencial.(Ver matéria logo abaixo)

O que causa estranheza é o fato de que o chefe do Executivo soube do problema desde que assumiu a administração pública e passados 24 meses de sua gestão a situação permaneceu a mesma. A pergunta lógica que se faz: Esperou piorar para decretar Situação de Emergência? Não poderia ter solucionado o problema como foi sua promessa?

Agora por intermédio de decreto, previsto pela Lei 866, o que  poderá livrar o município de licitação pública  para contratação de empresa para efetuar os trabalhos, e se for o caso, até mesmo  de perfuração de poço artesiano e mais, todo e qualquer contratação que esteja dentro do mesmo serviço. Diz o texto em seu artigo 1º - 
Art. 1.º - Fica declarada SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
no Município de Ribeirão Bonito, em virtude do risco
iminente de desabastecimento de água potável, que
poderá atingir uma população de cerca de 6.000 (seis mil)
pessoas residentes na zona urbana do Município.

No decreto é citada a Lei 866 que dispensa a obrigatoriedade de Licitação Pública: 
Art. 2.º - Com base no inciso IV do art. 24 da Lei
nº 8.666, de 21 de junho de 1993, sem prejuízo das
restrições da Lei Complementar 101, de 4 de maio de
2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) ficam dispensadas
de licitação as contratações para aquisição de bens e
serviços necessários às atividades de resposta à situação
de emergência, pelos motivos anteriormente expostos,
pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da
publicação do presente decreto.  Veja o Decreto AQUI

Em janeiro de 2017 o Blog do Ronco publicou matéria com o prefeito Chiquinho Campaner onde o mesmo declarou a contratação de técnicos para avaliar a situação do abastecimento de água na cidade. No Portal da Transparência tem um empenho pago de R$ 14 mil para técnicos. Veja  abaixo o que disse o prefeito em janeiro de 2017: 

Chiquinho está em contato com dois técnicos especialistas em abastecimento de água, dos quadros da USP de São Carlos, que estarão auxiliando e orientando na solução do desabastecimento de água nos bairros citados. Os técnicos se propõem a executarem os trabalhos de forma voluntária. Numa primeira fase será possível aliviar o problema com medidas descomplicadas, o que para o prefeito, a expectativa é uma sensível melhora já num prazo de 60/90 dias. AQUI Janeiro de 2017 - Prefeito Chiquinho fala da contratação de técnicos para avaliar situação de desabastecimento de água na cidade

Procurador da Prefeitura encaminha ofício ao Ministério Público, antes mesmo da decretação Emergencial assinada pelo prefeito Chiquinho Campaner

O procurador da Prefeitura de Ribeirão Bonito Marcelo Aramando Hernandez Oprini, encaminhou um ofício  ao Ministério Público do Estado, no fórum de Ribeirão Bonito, aos cuidados da promotora de justiça Marcela Bechara,  com data anterior ao decreto, comunicando a possível intenção do prefeito Francisco José Campaner(PSDB) em decretar Estado Emergencial no abastecimento de água da cidade. Marcelo no documento, fala que o fato de decretar Estado Emergencial ou Calamidade Pública é o modus operandi do prefeito Chiquinho Campaner agir. Abaixo, um trecho do documento encaminhado ao MP.

Além de comunicar o Ministério Público, o Procurador Marcelo Oprini, também em ofício, comunicou o prefeito Chiquinho Campaner da situação do desabastecimento de água na cidade e da importância de observar os trâmites legais e próprios no caso de contratação de serviços por meio de processo licitatório. Abaixo um trecho do documento: 

Veja AQUI o ofício encaminhado ao prefeito Chiquinho Campaner, orientando o chefe do Executivo

Matérias veiculadas no Blog do Ronco relacionadas à falta de água em Ribeirão Bonito:

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4570