São dados matemáticos que se aproximam da realidade. Quanto tempo você passa dormindo? É simples e não precisa ser um Oswaldo de Souza para responder. Vamos lá: eu por exemplo durmo em média 8 horas por noite. Sendo assim, como tenho 64 anos e dormi 1/3 de toda minha vida, então se juntar todo esse período, passei 21,3 anos sonhando. É assustador, não é? Se você dormiu como eu, 8 horas por dia, divida por 3 e saberá quantos anos ficou fora do ar.
Vários motivos fazem da insônia uma ameaça à saúde cardiovascular. (Foto: Omar Paixão/SAÚDE é Vital)
Ficar bem com menos de 8 horas de sono é mito, diz estudo
Falta de sono pode causar dano cognitivo até para quem dorme 6 horas por noite
Você já deve ter ouvido alguém dizer que “fica ótimo” com apenas 4 ou 5 horas desono. Essa pessoa pode ser até famosa: a revista Forbes publicou o regime de sono de pessoas de sucesso, que sugere exatamente isso. Mas um estudo mostra que o déficit de sono é mais discreto do que você imagina – e dormir 6 horas por noite já é suficiente para causar problemas na sua.
Dez dias dormindo 6 horas, segundo a pesquisa, causa o mesmo efeito na sua cognição do que passar uma noite inteira acordado: diminui reflexos e velocidade de reação e atrapalha até a capacidade de interpretar textos.
O experimento, realizado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, começou pedindo que os voluntários dormissem exatamente 8 horas em uma noite. No dia seguinte, fizeram provas escritas e testaram seus reflexos normais. Os participantes também foram colocados em tarefas bem tediosas, para ver quantas vezes eles davam aquela “pescada” de alguns segundos.
Ana Carolina Leonardi (da Superinteressante)Aqui