Foto arquivo Blog: Lorival Verillo e Geraldo Blota na entrada da cidade
O jornal Comércio do Jahu, na data de seu 126º aniversásio, preparou a matéria a seguir: O desafio era retratar Bocaina por meio de imagens, tendo como mote os 126 anos de emancipação comemorados ontem. Para lá então rumou a reportagem do Comércio do Jahu. Uma cidade é traduzida por sua história, sua gente, sua economia, seus pontos turísticos e peculiaridades.
Logo na entrada principal da cidade, a imagens do padroeiro São João Batista representa a tradição católica, fruto da colonização prioritariamente italiana. É creditada ainda aos habitantes daquele país europeu a tradição da Alvorada, repetida nas primeiras horas do dia 1º de maio, desde o final do século 19.

Ainda no momento contemplativo, os casarões antigos postam-se como guardiões de uma história pujante dos tempos gloriosos do café. Alguns imóveis não estão conservados, mas aqueles que o restauro deu vida nova enchem os olhos de moradores e visitantes.

Em relação a sua gente, são quase 12 mil pessoas que nasceram ou escolheram estar naquela cidade, situada quase no centro do Estado de São Paulo, e caminham em busca de dignificar a herança recebida pelos ancestrais e progredir para deixar melhores as condições para as gerações que hoje brincam inocentemente nos parques e praças.
Fotos: Beatriz ZAMBONATO SANTOS